Valéria Lauro . Acupuntura Vida. Fortaleza - CE

22 de jul de 20183 min

Laser Acupuntura

Atualizado: 19 de mai de 2020

Laser. Light Amplification (by) Stimulated Emission (of) Radiation, ou "Amplificação de Luz por emissão Estimulada da Radiação.

O laser está ancorado nas bases científicas da teoria do "Princípio Fisico da Emissão Estimulada" de Albert Einstein, 1917. Paul Nogier, médico, homeopata, engenheiro, osteopata e acupunturista, em 1965, ja utilizava estímulos luminosos para diagnóstico e tratamento na orelha e no corpo.

O laser utilizado em Acupuntura é de baixa potência ou de bioestimulação de 3 a 500 mW (mili Watts), que eleva a temperatura corporal em aproximadamente 1°, e pode ser aplicado de forma contínua ou pulsada.


 

 
O Laser Acupuntura é indolor, pode ser usado em pessoas sensíveis a agulhas, em crianças, idosos, paciente com problemas mentais e em pessoas que apresentem problemas de coagulação. Traz resultados rápidos e visiveis, não necessita de tempo de recuperação e nem acarreta riscos de lesão a pele ou epiderme.

Para quem tem medo de agulhas, o laser pode substitui-las estimulando pontos de acupuntura ou potencializando a ação das mesmas.

É utilizado para acupuntura local e/ou sistêmica, isto é:

- Local: Quando se quer tratar dor local, ex.: no ombro, joelho, coluna, etc. Utiliza-se pontos de meridianos locais ou pontos ashi (pontos de dor) local. Na face, para acupuntura estética, utiliza-se lifting laser acupuntura, tratar rugas, olheiras. Na estética corporal para tratar uma cicatriz, estria. Outros exemplos cisto ou ferida na pele.

- Sistêmica: Para regulação energética, equilibrio geral, sanar os desequilibrios energéticos, tratar raiz e manifestação(ões) dos problemas encontrados. Para estimular os pontos de acupuntura, desencadear as funções energéticas dos mesmos e/ou estímulo neurofisiológico.

Laser acupuntura também é usado na auriculoterapia, em crianças e adultos, substituindo ou potencializando a ação das agulhas.

Para cada caso, tipo de paciente, criança ou adulto, problema apresentado fisico ou emocional, ou local que será aplicado o laser; será eleito o comprimento de onda ( cor ou profundidade da luz ) para trabalhar. Na Acupuntura costuma-se utilizar a caneta de laser Vermelho e/ou Infravermelho, assim como as frequências e dosagens específicas a cada tratamento . Com estas variáveis, o acupunturista que tem formação em laser acupuntura está apto a utilizar da melhor forma possível, afim de se alcançar a eficácia no tratamento.

Para estimular pontos de acupuntura, costumamos trabalhar com dois grupos específicos de frequencias: as de Nogier, baseadas no Reflexo Auriculo Cardiaco, descobertas em 1966 pelo francês Paul Nogier e as propostas por Manfred Reininger (Austria), que são as frequências dos Órgãos e Meridianos.

O tratamento de Laser Acupuntura é indolor, o aparelho de laser deve ser específico para utilizar em Acupuntura, laser terapeutico, para possibilitar acesso a se trabalhar com as frequências dos Meridianos de Acupuntura e de Nogier e regular as variáveis aqui citadas (potência, dosagens em Joules, tempo, comprimento de onda, frequencias em Hetz), afim de se garantir os melhores resultados no tratamento. Recomenda-se para acupuntura a laser as canetas Infravermelho e Vermelho e, para estética luz Azul, Ambar e Violeta.

Efeitos do Laser Vermelho, comprimento de onda 660nm. Tem ação analgésica e antiinflamatória de superfície aplicável em acne, lesões cutâneas, etc; tratamento de queimaduras; efeito bactericida (infecções cutâneas, micoses); síntese de colágeno; estética facial (rugas e linhas); tratamento de alopécia; utilizado para estimular pontos de Acupuntura; e no combate radicais lvres (ILIB).

Absorvido por substâncias presentes na mitocôndria de células superficiais (tecido epitelial e tecido conjuntivo subjacente), acarretando aumento na síntese de ATP e maior quantidade de energia, maior produção de colágeno, elastina e etc. Aumenta microcirculação periférica superficial e propicia liberação de endorfinas e encefalinas e inibição de cicloxigenase, promovendo analgesia.

​Efeitos do Laser Infra-Vermelho, comprimento de onda 808 nm: Tem ação analgésica, antiinflamatória e bioestimulante de tecidos mais profundos, absorvido por substâncias presentes na membrana plasmática de tecidos conjuntivo, muscular, cartilaginoso, osseo e etc,. Alteração da permeabilidade da membrana da células favorecendo o aumento na absorção de nutrientes, água e dermocosméticos. Ativação do metabolismo celular. Aumento da microcirculação periférica profunda, tem excelente indicação para ativação de linfonodos em pré e pós drenagem linfatica. Auxilia na aceleração da reabsorção do Botox (corretivo). Utilizado para estimular pontos de Acupuntura.​​

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o dispositivo de laser pode ser utilizado para a estimulação de pontos de acupuntura e para todas as indicações que podem ser tratadas por Acupuntura. É possivel realizar uma grande variedade de tratamentos utilizando laser acupuntura, sendo um recurso muito importante para o acupunturista, que vem somar sucesso aos resultados do seu trabalho, exemplos de problemas que se pode tratar com laser acupuntura: obesidade; tabagismo; vicios; sinusite; acne; paralisia facial; ombro congelado; cotovelo de tenista; Síndrome do Tunel do Carpo; artrose; artrite cervical; dor no quadril; lesão na Panturrilha e na Tendinite de Aquiles, entre muitas outras aplicabilidade.

#Acupuntura #LaserAcupuntura #LaserAuriculoterapia

    1860
    12